segunda-feira, 24 de maio de 2010

evolução civil e tecnológica

A história da engenharia confunde-se com a própria historia do homem, já que desde os primórdios o homem precisava de uma forma de partir o alimento até mesmo para se alimentar. Dessa forma a engenharia (nome ao qual tem origem no latim, “ingeniu” e significa faculdade inventiva e talento) foi usada, para criar ferramentas para partir alimentos, a partir daí a engenharia e a tecnologia evoluíram junto ao homem e hoje a engenharia se divide em diversos tipos.
Assim como as demais engenharias a engenharia civil visa otimizar a produção de modo a aumentar o rendimento, diminuir gastos, entre outras vantagens para a indústria civil. Para isso essa profissão une os conhecimentos em várias áreas, desde a matemática à conhecimentos de psicologia, para administrar os resultados ou lidar melhor com os funcionários, passando por várias outras áreas do conhecimento humano e claro o seu maior aliado, a tecnologia.
A história da engenharia corre junto à história do homem, já que foi devido a ela que o homem evoluiu em qualidade de vida e até hoje evolui.
A engenharia pré-histórica começou quando o homem precisava cortar seus alimentos, então esses homens usavam ferramentas ainda de pedra lascada para cortar sua comida, passando pelo domínio do fogo e com o inicio da agricultura e domesticação animal, onde se inicia a idade da pedra polida e ocorre a descoberta a roda. Até a descoberta da escrita, onde acaba o período pré-histórico.
Com o inicio da idade antiga, a igreja monopolizava o conhecimento, na Europa, e por esse motivo, mesmo ocorrendo a construção de cidades fortificadas essa época é conhecida pelos estudiosos das épocas seguintes como “idade das trevas”. Porém em alguns lugares houve uma grande evolução não só da engenharia como da arquitetura, como no Egito, que houve a construção das pirâmides, ou na Grécia onde a arquitetura e a engenharia se desenvolveram nas grandes construções arquitetônicas. Ou nas guerras, de onde surgiu a engenharia militar que aliava conhecimentos de guerra com o gerenciamento para obter a vitória nos campos de batalha. É nesse momento também que surge a engenharia civil, de modo que se só existia engenharia civil e militar, logo todas as funções de um engenheiro que em não se relacionando com a engenharia militar, era engenharia civil.
Passando a idade antiga, vem a idade moderna, a qual foi uma das épocas onde a engenharia se mais desenvolveu. Quando com a evolução da ciência e a aplicação prática da mesma no cotidiano, chegou-se a um conjunto ordenado de doutrinas que foram as sementes da engenharia que conhecemos hoje e base para as técnicas conhecidas hoje.
Como vimos, a engenharia se desenvolveu com o homem, pois os grandes feitos vêm com a descoberta de novas tecnologias, como a já citada descoberta do fogo, que abriu um grande leque de possibilidades para a melhora da qualidade de vida.
Isso tudo ocorre, pois a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade de vida. Porém tem momentos que a tecnologia passa de opcional para essencial. São diante às crises, por exemplo, na Idade Média, a produção de alimentos naquele molde não era suficiente para alimentar toda a população, então ou mudava alguma coisa ou iria ocorrer a morte de pessoas por falta de comida, então a solução foi a criação e ferramentas para aumentar o rendimento da produção, outro exemplo foi na mesma época quando não havia mais espaço para construção de casas dentro dos burgos, quando foram descobertas técnicas e tecnologias para se construir mais de um andar. Enfim, sem a tecnologia não há desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário